top of page

Entrevista com a autora Daniela Sadzinski.

Olá galera, tudo bem? A publicação de hoje é especial. Preparei para vocês mais uma entrevista com uma autora... O nome dela é Daniela Sadzinski. Não conhece ela ainda? Então agora é a hora.

Para quem ainda não conhece a Dani... Ela tem 20 anos e nasceu e cresceu no estado de Santa Catarina. Está cursando a faculdade de Letras e pretende cursar teatro um dia, ou se especializar em literatura. A autora gosta de confirmar presença em projetos sociais e como se não bastasse, faz parte da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina seccional de Massaranduba. Seu livro de estreia se chama O Despertar do Dragão: Os mestres da Magia e foi lançado pela Editora Deuses. Uffa, quanta coisa! Vamos para a entrevista?

1 – Como surgiu a ideia para escrever o livro O Despertar do Dragão: Os mestres da Magia (livro 1)?

Bem, tudo começou no dia 31/10/2013. Eu estava em casa navegando na rede tranquilamente antes de sair para o trabalho e minhas redes sociais estavam cheias de coisas referentes a bruxas e isso me fez ficar com vontade de escrever algo sobre esse tema. Mais tarde no serviço eu comecei a pensar em como seria uma história em que a protagonista se apaixonasse pelo antagonista, não um cara ruim, mas seu pior inimigo. Quando cheguei em casa no final da tarde a ideia já estava praticamente pronta na minha mente, pois eu tinha finalmente conseguido achar a inspiração perfeita para uma ideia que já estava na minha cabeça há muito tempo.

2 – Nos conte um pouco sobre a história? O que o leitor vai encontrar quando ler?

O livro é uma história clássica de fantasia que se passa em um universo dividido em duas dimensões (uma com magia e a outra sem) e relata as aventuras de cinco poderosas jovens bruxas enquanto elas tentam recuperar o trono que lhes é de direito. Eu acho que quem ler o livro pode esperar muita aventura, romance e magia, especialmente o terceiro item já que esse é o ponto central.

3 – Você já tem o título do livro 2? Pode nos revelar?

Eu já tenho praticamente a trama principal de todos os livros em minha cabeça e, apesar de ainda não ter começado a escrever o segundo, posso dizer que provisoriamente, digo isso porque ainda podem haver alterações, o título do segundo livro será A Marca do Caçador.

4 – Se você pudesse resumir o seu livro em uma frase, qual seria?

O poder supremo vem da união e da amizade.

5 – Como você vê o mercado literário para os novos autores?

Eu acredito que o mercado literário nunca esteve tão aberto para que novos escritores e as mídias sociais tornaram-se bons meios de divulgar nossos trabalhos e encontrar possíveis leitores. Todavia, apesar de tudo isso, muitos escritores estão sentindo-se desanimados por causa de problemas com suas editoras e até mesmo por pirataria. Num todo acredito que vivemos um ótimo momento, pois podemos dizer que estamos vencendo a barreira do preconceito que havia contra nossa arte e os brasileiros estão lendo mais.

6 – Qual dica você daria para quem está começando a escrever um livro?

Eu diria para ele ou ela não ter pressa. Escreva seu livro com calma, revise o que escreveu várias vezes, reescreva se necessário. Tenha sempre fé e paciência, pois as coisas nem sempre são fáceis e que é preciso se manter firme diante dos nãos que a vida nos dá. Também é importante que o escritor esteja sempre lendo e escrevendo. Ler coisas diferentes para aumentar seus conhecimento e escrever para estimular a criatividade e aprimorar o estilo.

7 – Como funciona o seu processo de escrita?

Como eu sou professora e dou aula em três escolas diferentes não tenho muito tempo para desenvolver uma rotina muito regrada de escrita. Eu escrevo quando eu posso, mas, seu tiver tempo, procuro escrever todos os dias, especialmente quando estou produzindo um novo romance. Gosto de ouvir música enquanto escrevo e apesar de saber como montar um roteiro não consigo muito fazer isso, geralmente faço um roteiro mental e fico repassando ele todos os dias em minha mente.

8 – Quem são os seus autores preferidos e qual o melhor livro que você já leu?

Eu sou uma grande fã dos mestres da fantasia como J. R. R. Tolkin, George R. R. Martin, J. K. Rowling, C. S. Lewis, gosto também de Alma Katsu, Rick Riodan, Patrick Ruffus e Meg Cabot. Autores brasileiros eu não posso deixar de citar Clarice Lispector, Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Marina Carvalho, Carina Rissi, Lu Piras e tantos outros que não caberia aqui citar. Eu sou apaixonada pelas Crônicas de Gelo e Fogo e acredito que assim como Senhor dos Aneis, os livros de Martin são uma espécie de bíblia para qualquer autor de fantasia.

E aí galera? Gostaram de conhecer um pouco da Dani? Aposto que sim e para não deixar vocês curiosos, vou postar aqui embaixo a capa do livro dela e o link da sua rede social para quem quiser adquirir um exemplar ou entrar em contato com a autora. Em breve teremos resenha do livro dela no blog. Obrigado e até a próxima :D

(Perfil da autora no Facebook)

https://www.facebook.com/daniela.sadzinskideandrade


bottom of page