top of page

Entrevista com a autora Daniele Fleur.


Olá galera, tudo bem? A publicação de hoje é muito especial! Preparei para vocês mais uma entrevista com uma autora nacional... Daniele Fleur.

Para quem ainda não conhece a autora, Daniele Fleur tem 25 anos, mora em São Paulo e suas bandas preferidas são Epica e Tarja Turunem. Adora pintar, escrever e cantar ópera. Agora que vocês conhecem um pouquinho sobre a autora, vamos conhecê-la melhor com a nossa entrevista?




1 – Como surgiu a ideia para escrever o livro AMOR E ORDEM: O Despertar?


Eu ouvi na escola comentarem sobre Skinheads, havia passado na TV algum arrastão e os garotos da turma do fundo estavam debatendo sobre isso. Eu me lembro de me levantar e ir ate um colega meu e perguntar o que seria isso, ele então me disse que era sobre pessoas que simplesmente odiavam as outras sem motivo, aquilo realmente me chocou, sabia sim que existiam pessoas que não iam com a cara de gente negra ou de determinados estilos ou conduta social; mas ao ponto de irem e criarem um grupo para causar brigas nas ruas, era muito forte pra mim, por que ate então eu sou uma pessoa negra e tive medo de acabar ocorrendo de eu sofrer algum tipo de agressão física ou verbal referente à cor da pele, então aquilo ficou na minha cabeça por um tempo. Na semana seguinte, a ideia surgiu de um seriado de TV – The dead zone - o Vidente que passava á algum tempo no SBT, o episodio chamava Cycle of violence da 3º temporada, quando eu assisti eu achei ele bem parecido com o que eu ouvi que skinheads faziam, arrumar brigas por aí e esse episodio me chamou a atenção por que o personagem era brigão, e no final ele não queria exatamente aquilo, ele só queria terminar os seus estudos, mas pelo seu gênio forte ele acabou pagando por isso. Surgiu então uma ideia; será que um skinhead mesmo odiando todo mundo, poderia mudar seus conceitos? As cenas começaram a surgir em minha mente. A principio a ideia principal era criar uma peça de teatro, mas como eu não tinha como fazer isso decidi escrever.

2- Quem são os seus autores preferidos e qual foi o melhor livro que você já leu?


Pedro bandeira, Nazarethe Fonseca, Florbela Espanca, Friedrich Nietzsche, Emily Bronte, Eliphas Levi, Oscar Wilde, Dan Brown. Não tenho um livro preferido, a grande maioria que li, eu gostei muito, então um dos melhores que já li foram: O retrato de Dorian Gray, Pollyanna, O morro dos ventos uivantes, A droga da obediência, O código da Vince, A menina que não sabia ler, A menina que roubava livros, e Alma e sangue.

3- Qual é o seu maior objetivo na carreira literária?


Meu objetivo é crescer profissionalmente, fazer com que todos captem as mensagens que quero passar através das minhas historias, quero poder fazer a diferença na vida de alguém, assim como muito autores fizeram na minha vida.


4- Descreva o livro AMOR E ORDEM em uma única frase.


Que o amor seja verdadeiro, único e capaz de nos manter aquecidos e seguros quando nada mais for.


5- Como você vê o mercado literário para os novos autores hoje em dia?


O mercado literário hoje em dia é complicado, como muitos sabem, autores Brasileiros às vezes passam despercebidos porque muitos preferem ler autores internacionais. Você vai a uma livraria hoje e os vê estampados nas vitrines, a grande maioria é de fora. As editoras tem dado grandes passos em apostar em novos autores e isso tem sido gratificante, tudo o que o mercado precisa agora é olhar esse incentivo dando mais atenção aos autores Brasileiros que estão chegando, assim como os autores já de casa, precisamos muito de divulgação, de um trabalho bem feito, e incentivo, isso é um espaço que ainda temos que batalhar bastante.

6- Qual dica você daria para quem está começando a escrever um livro?

A primeira seria para não desistir, a segunda, escreva, mesmo se está sem inspiração ou se as suas ideias são fracas, sente e escreva . Assim você vai criar um vínculo com os seus pensamentos e suas ideias para assim fluírem bem melhor, faça bastantes pesquisas relacionado ao assunto que quer abordar e o principal leia bastante, melhore seu vocabulário.

7- Como funciona o seu processo de escrita? Você soma uma ideia à outra ou a história simplesmente surge em sua mente?

Gosto de pensar que meus personagens são reais em algum mundo magico por aí, eu não consigo simplesmente ir lá e criar uma ideia e pronto, penso que eu não devo ir atrás da ideia, a ideia é que chega pra mim através de algumas mensagens que surgem em meu cotidiano, através disso se vejo que é muito constante em meus pensamentos, dou uma atenção adequada e vou aprimorando até ela ganhar forma e corpo.


8- Você prefere escrever durante a noite ou durante o dia? Você costuma ouvir músicas enquanto escreve? Que tipo de músicas? Bandas?

Costumava escrever durante o dia e então se estendia até a noite, mesmo com os barulhos altos, eu consigo me esquivar e me concentrar naquilo que estou fazendo, não tem exatamente um tempo certo para escrever, faço quando é necessário ou quando os personagens imploram por atenção. Costumo ouvir muita musica enquanto escrevo, musica é como um balsamar para a alma, não posso viver sem, cada musica que ouço depende da cena que estou escrevendo, se quero passar drama, ouço uma musica mais triste e por ai vai, ouço coisas como pop, eletrônico, rock alternativo, metal, musicas clássicas, jazz, góticas e instrumental de trilha sonora de filmes. Bandas e artistas que me ajudaram muito foram: Beethoven, Chopin, Deuce, Machine Head, Ms Dynamite, Beyonce, Three days grace, Marilyn Manson, Paramore, Chevelle, Rammstein, Seether, Jay Vaquer , Imagine Dragons , Samuel Barber, Era, Audiomachine, Twos steps from hell, Radiohead, Serj Tankian e entre outros.

9- Você já está escrevendo um novo livro? Pode nos contar o título?

Sim, provisoriamente ele se chama Escarlate, é um tema bem diferente que irei abordar, conta a historia de uma garota que vê se diante de varias dejavus constantes, é tem que encontrar um jeito de parar. E uma continuação de Amor e ordem também é planejada para publicação mais em breve.

10- Fale um pouco sobre a história do seu livro AMOR E ORDEM?

Amor é ordem é uma historia sobre um skinhead neonazista que se apaixona por uma garota negra, sobre o que acontece se você só vive em um único mundo e de repente começa á percebe-lo de uma maneira diferente.


Uffa... Quanta coisa legal. E aí? Gostaram? Vou publicar aqui embaixo a foto da capa do livro da autora e o perfil do facebook dela para quem quiser entrar em contato para maiores informações. Até a próxima \o




(Perfil da autora no Facebook)

https://www.facebook.com/daniele.fleur?fref=ts


bottom of page