top of page

Entrevista com a autora Paolla Milnyczul


Olá gente, tudo bem? Como vocês sabem, eu sempre me esforço para conseguir entrevistas exclusivas com autores nacionais pra vocês. Dessa vez não é diferente. Trouxe mais uma! Dessa vez eu entrevistei a autora Paolla Milnyczul. Bora conferir?


Paolla M. tem 33 anos de idade e adora cuidar das unhas e ler (muito). Ela não tem uma banda preferida, mas o seu cantor preferido é o Cazuza. É rockeira e apaixonada por astrologia. Mora atualmente em Ubatã (BA), onde atua como Enfermeira e atualmente está como Coordenadora do Programa de Saúde na Escola. Acho que já deu para saber um pouquinho sobre ela né? E sobre a escrita da autora? Recentemente ela lançou o livro Inexata Certeza pela Editora Deuses. Vamos conferir?

1 – Como surgiu a ideia para escrever o livro Inexata Certeza?

Não foi bem uma ideia. Eu precisava simplesmente exteriorizar aquilo que estava em mim. Comecei com um blog, o Licor de Amora, que serviu de base para o livro. Como recebi bons feedbacks em relação à minha escrita, então resolvi publicar meu livro, mas esta ideia é antiga, vem desde a adolescência, quando prometi que iria um dia lançar um livro para os meus pais, e assim aconteceu. Muitos amigos e outros escritores também me incentivaram muito, então resolvi compilar todos os textos e transformar minhas ideias, pensamentos, e sentimentos em livro.

2 – Nos conte um pouco sobre o seu livro? O que o leitor vai encontrar quando ler?

Meu livro é uma série de crônicas, prosas, e algumas poesias. O leitor vai encontrar coisas que vão o fazer pensar, com certeza. É um livro bastante reflexivo, com uma linguagem simples e contemporânea, e bastante íntimo, também, em algumas partes. Escrevo muito sobre a vida, não é um livro romântico.


3 – Você já está escrevendo um livro novo? Pode nos revelar o título?

Já sim. Dois. Olha, não tenho como dar o título devido ao meu problema com títulos: sempre é a última coisa que faço, seja com um texto, seja com um livro... acho a coisa mais difícil do mundo colocar título em algo pois não me apego muito à rótulos, e o título é meio que isso, né?

4 – Se você pudesse resumir o seu livro em uma frase, qual seria?

Não há certezas exatas sobre nada no mundo, e em um minuto, tudo em que você acredita pode mudar.

5 – Como você vê o mercado literário para os novos autores?

Complicado. Devido ao pouco incentivo que temos de ler – o nosso país não é um país de leitores, infelizmente! Devido à vida corrida que temos, e também ao excesso de “vida online”. Tudo agora é digitado, é muito pixel, é muito byte, e infelizmente pouca leitura. Só vai comprar e ler, quem gosta de leitura, mesmo.

6 – Qual dica você daria para quem está começando a escrever um livro?

Leia muito, estude o português correto, e veja se é isso mesmo que quer. Os escritores, escrevam eles livros de romance, suspense, crônicas, etc, sempre acabam colocando um pouco (ou muito) de si no livro, e às vezes esse é processo doloroso. Passo isso com o meu romance. Às vezes paro um pouco de escrever devido à complexidade dos personagens, e por acabar me encontrando em algum personagem e repensar algumas coisas. Escrever é um processo doloroso, para qualquer escritor.

7 – Como funciona o seu processo de escrita?

Posso falar que não sei? – risos. Creio que funciona devido à constante observação das coisas que nos rodeiam, de pessoas, momentos. Como sou muito observadora, uma ou outra coisa me chamam a atenção e então eu resolvo discorrer sobre aquilo, escrever sobre aquele tema, mas de uma forma sempre muito reflexiva. Gosto de fazer as pessoas pensarem ao ler.

8 – Quem são os seus autores preferidos e qual o melhor livro que você já leu?

Sidney Sheldon, Martha Medeiros, Robin Cook (nem todo mundo conhece, mas é maravilhoso), Oscar Wilde, J. R. R. Tolkien, George R. R. Martin, Clarice Lispector, Immanuel Kant, Anne Rice, Charles Bukowski, que são os mais conhecidos. Os menos conhecidos, mas que são autores fenomenais são Juliana Sfair, Hugo Dalmon, Fernanda Mello, P. H. Almeida, Fernanda Guitério, Pâmela Marques, Beatriz Zanzini e Wendel Valadares. O melhor livro que já li? Bom, deu empate entre dois. “O Incêndio de Tróia”, de Marion Zimmer Bradley, e “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde, que atualmente é meu livro de cabeceira.

9 – Sobre o lançamento do livro Inexata Certeza, como foi?

Foi um sonho! Contei com o apoio de muita gente: da minha família, de amigos, de blogs, da Livraria Nobel, pois foram semanas de organização, em relação a buffet, fotografia, cobertura de blogs e revistas, horário e disponibilidade do espaço pela livraria, e até os marcadores de livros, que foram feitos em São Paulo, entre outras coisas, mas foi sensacional. Quero de novo!

É isso aí galera? A Paolla não é uma fofa? Espero que vocês tenham gostado dela, assim como eu. Vou deixar aqui embaixo a foto do livro da autora e algumas do lançamento que ocorreu na Livraria Nobel. Em breve sai resenha do livro aqui no blog. Até a próxima \o.

E agora algumas fotos do Lançamento que ocorreu na Livraria Nobel do Shopping Conquista Sul (BA).

É claro que não poderia faltar o pérfil da autora no facebook para vocês entrarem em contato com ela.

- Facebook

https://www.facebook.com/paolla.milnyczul


bottom of page