top of page

Entrevista com o autor Rodrigo Bezerra.

Olá galera, tudo bem? Antes de ir direto ao assunto, gostaria de pedir mil desculpas pelo sumiço do blog, mas a minha vida estava tão corrida que não estava sobrando tempo para praticamente nada. Porém, dessa vez eu voltei e é pra valer! Nesse meu retorno, decidi trazer para vocês mais uma entrevista com um autor nacional, Rodrigo Bezerra.


Se você ainda não conhece o autor, dessa vez a apresentação será diferente. Convidei o próprio para falar um pouco de si. Então lá vai... "Olá! Eu sou o Escritor Rodrigo Bezerra, Pernambucano, tenho 30 anos, sou casado com uma mulher maravilhosa e tenho um filhão lindo. Sou graduado pela UFPE. Além de escritor, trabalho como professor de Filosofia, Sociologia, História e Geografia das redes estadual e municipal de Pernambuco e Recife. Gosto de bons filmes e bons livros. Também não dispenso uma boa comida! (risos)." Quanto conteúdo em uma pessoa só, não é mesmo? Seu primeiro livro se chama Onde o Sol Nasce Primeiro e foi lançado pela Editora Deuses. E por falar em livro, vamos conhecer essa fantástica história criada por ele?



1 – Como surgiu a ideia para escrever o livro Onde o Sol Nasce Primeiro?

Acredito que a ideia surgiu da vontade de escrever um romance. Já faz um bom tempo que eu me aventuro na arte da escrita - também escrevo contos e poesias -mas sentia a necessidade de expandir as histórias contadas de modo que o mundo criado fosse mais amplo e mais complexo. Vivia eu em busca de uma boa história pra contar até o dia que ela me veio sem pedir licença e se intrometeu, pra não mais sair, em minha mente. Ela não me deu outra escolha a não ser contá-la.

2- Nos conte um pouco sobre a história do seu livro?

O livro é um romance\ficção e narra a história de um grupo de pessoas que vive num determinado lugar do planeta acreditando que o apocalipse já aconteceu. As pessoas que lá vivem carregam a missão de reconstruir o mundo em princípios de harmonia e paz. O grupo é liderado por um homem que diz ter contato direto com deus e repassa para os demais as ordens divinas. De tempos em tempos, em nome de deus, o líder escolhe um dos membros da comunidade para ir morar no céu. O escolhido é colocado numa jangada e segue pelo mar... Tudo segue tranquilamente nesta lógica até que um dos habitantes encontra, desacordada na praia, uma estranha mulher que chega para por à prova todas as verdades sobre aquela gente. O livro discute o papel da religião no processo de socialização dos indivíduos.


3- Descreva o livro Onde o Sol Nasce Primeiro em uma única frase.


O maior bem de um homem é, sem dúvida, a sua liberdade, principalmente, de pensamentos.


4- Qual é o seu maior objetivo na carreira literária?

Pretendo ser um escritor reconhecido por aquilo que escrevo e ganhar a vida com a minha arte de modo que eu possa me dedicar com mais afinco ao aprimoramento dela.

5- Como você vê o mercado literário para os novos autores hoje em dia?

Eu vejo com bastante otimismo o mercado literário brasileiro de um modo geral, não apenas para os iniciantes. Vejo muito mais gente lendo hoje do que há alguns anos.


6- Qual dica você daria para quem está começando a escrever um livro?

LER E ESCREVER, não necessariamente nesta ordem. Na verdade eu acho que não existe uma ordem determinada, as coisas caminham interligadas. Quem almeja ser escritor precisa ESCREVER e LER; conhecer as diferentes formas e técnicas de escrita para, partindo de inúmeros referenciais, criar a sua própria identidade.

7- Como funciona o seu processo de escrita? Você soma uma ideia à outra ou a história simplesmente surge em sua mente?

Primeiro surge a ideia central do que será escrito. Depois passo por um processo mental de depuração da ideia. Neste processo, analiso a viabilidade da história. Às vezes eu “viajo numas” que num primeiro momento me parecem ser as melhores histórias já criadas e depois perco o tesão por elas justamente pela falta de viabilidade. Quando a ideia passa ilesa por esse primeiro momento, ela começa a ser escrita e é no ato de escrever que muita coisa vai sendo criada. É um árduo trabalho...

8- Você prefere escrever durante a noite ou durante o dia? Você costuma ouvir músicas enquanto escreve? Que tipo de músicas? Bandas?

Não posso me dar o luxo de preferências quando o assunto é escrever. Levo uma vida muito corrida. A minha profissão exige muito de mim. Prefiro escrever quando tenho algum tempo para isso (risos).

9- Você já está escrevendo um novo livro? Pode nos contar o título?

Sim. Estou trabalhando no meu segundo romance. Ele se chama “CINZA EU MUNDO CINZA”.

10- Quem são os seus autores preferidos e qual foi o melhor livro que você já leu?

Sou fã do José Saramago. Acho ele um gênio libertário da escrita mundial. Também gosto muito do Gabríel Gárcia Marques e do Mia Couto. Nacionalmente, leio o João Ubaldo Ribeiro, Fernando Sabino, Mário Quintana... Não sei se ele é o melhor livro que já li, mas posso dizer que foi o livro que mais me marcou, pois foi o primeiro: “Fernando e Isaura” – Ariano Suassuna.


E aí? Gostaram da entrevista? Aposto que vocês também estão tão ansioso quanto eu para ler esse livro. O meu já está a caminho e em breve vai sair resenha dele aqui no Blog e no meu Vlog também. Vou deixar aqui embaixo o perfil do autor nas redes sociais para quem tiver interesse de entrar em contato com ele ou para quem quiser adquirir o livro. Obrigado e até a próxima \o

(Página do autor no Facebook)

https://www.facebook.com/Rodrigo-Bezerra-Escritor-208322385980240/timeline/

(Perfil do autor no facebook)

https://www.facebook.com/rodrigo.bezerradasilva.370?ref=ts&fref=ts


bottom of page