top of page

Resenha: UMA FLOR EM OUTRA ESTAÇÃO.

Geeeeente do Céu! Sei que andei sumido por muito tempo, mas a minha vida nesses últimos meses foi uma correria doida. Aconteceram muitas coisas que me deixaram sem tempo para quase nada, como por exemplo, problemas pessoais, final de período na faculdade e o lançamento do meu livro "Clér". Mas não é sobre o meu livro que eu vou falar (não ainda). Hoje eu venho apresentar para vocês o livro Uma Flor em Outra Estação do autor Guiomar Baccin. Devo confessar que foi uma tremenda surpresa quando o autor entrou em contato comigo para a divulgação da sua obra. Poucas pessoas sabiam do blog quando ele me enviou o livro e agradeço o autor por toda paciência do mundo que teve durante esse período em que não pude fazer a resenha do seu livro. Agora vamos deixar de papo e vamos conhecer um pouco mais sobre essa obra maravilhosa?


Título: Uma Flor em Outra Estação

Editora: Lew

Número de Páginas: 80

Autor (a): Guiomar Baccin

Idioma: Português

Ano: 2015

"Qual a possibilidade de encantamento a poesia ainda pode nos proporcionar? Uma pergunta que ao longo da obra, Guiomar Baccin vai elucidando com sua maneira lírico-filosófica de olhar para dentro e fora das coisas do mundo. Nesse conjunto de poesias e prosas, o ensaio vai acontecendo à medida que ao viver a sua vida, acaba entregando-a ao outro em forma de versos. Uma flor em outra estação não pretende abrir os olhos, tampouco demarcar caminhos, mas parte da premissa do devir. Devir primavera, devir esperança, devir flor. E ao tratar da experimentação do outro, procura entender sua própria condição. Nessa inquietude que contraria o tempo e questiona a lógica. Uma flor em outra estação usa as imagens para o extravasamento dos sentidos e à crítica aos valores que deturpam e invertem os verdadeiros sentimentos. Propondo uma revolução na luta pela autonomia do ser, segue em sua busca incansável rumo ao infinito cosmos. Desse modo, a pergunta não obtém resposta, mas propõe uma rica viagem desafiando o leitor a mergulhar na experiência de devir o outro." (Prefácio escrito por Ana Oliveira).

Eu não era muito fã de poesias/prosas como vocês já sabem, até que um dia li um livro da autora Paolla Milnyczul chamado Inexata Certeza que me fez mudar completamente de ideia e abrir os olhos para a beleza que esses textos exprimem. Com o livro Uma Flor em Outra Estação não foi diferente! O autor conseguiu me tocar além do que eu imaginava e superoiu todas as minhas expectativas. Uma leitura intensa e completamente diferente de tudo que eu já li nesse gênero. Sábias palavras com significados tão profundos que foi mpossível parar de ler e ainda li recentemente mais uma vez. Não sei mais o que falar, sinceramente, só lendo para entender!



Os textos são curtos e é claro que vou colocar aqui a lista com os títulos dos cinco que eu mais gostei e um trechinho para vocês ficarem curiosos para a leitura. Segue a lista...


1- A Viagem


"(...) Olho para baixo e vejo todos na contramão. Não se importam com nada."


2- O Último Sussurro


"(...) Conheço várias pessoas que sabem o que fazer. Porém não é fácil convencer a platéia."


3- Fênix


"(...) A tempestade ainda continua forte. Mas dias incertos são certeza de mudança."


4- Qualquer Dia de Março


"(...) Isso deve estar ficando confuso. Não tem problema. Eu também estou."


5- Sociedade


"(...) Há muito tempo já percebi como as pessoas sofrem e morrem nesta sociedade desumana. A Humanidade. Está subempregada, maltratada. A maioria nãoi vive, sobrevive."


E aí, gostaram? Vou deixar aqui embaixo o link do facebook do autor para quem quiser entrar em contato com ele para maiores informações sobre o livro e como adquirir. Um grande abraço!


(Perfil do autor no Facebook)

https://www.facebook.com/guiomar.baccin?fref=ts




bottom of page